SOLIDÃO OU SOLITUDE?

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Todavia , as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava. Lucas 5:16

O contexto desse versículo era que as pessoas sabiam e se interessavam cada dia mais sobre Jesus, o seu nome se espalhava. Queriam ouvi-lo e que Ele de fato atendesse as suas necessidades. Porém ao final do versículo vai dizer que Jesus se retirava para um lugar onde Ele pudesse ficar sozinho e orar. Aqui Jesus deixa claro a importância de não nos envolvermos demais com a multidão e esquecer que também é importante os nossos momentos a sós. Mas, quantos de nós não gostamos de ficar sozinhos, por que por alguma razão em nosso contexto de vida associamos isso a estar em solidão ao invés de estarmos em solitude.

Primeiro precisamos conhecer a diferença na raiz. Ao pesquisarmos, descobrimos facilmente que solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não porque simplesmente se isola, mas porque seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme. Já a solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo, onde essa pessoa opta por passar alguns momentos em reclusão, pois entende que isso lhe proporcionará sentimentos positivos crescimento espiritual, autoconhecimento e até mesmo alegria.

Quando vejo isso, claramente percebo que o que Jesus fazia era estar em solitude, e se colocava nesse lugar onde ele orava ao Senhor e ali tinha seus pensamentos e sentidos alinhados com aquilo que o Pai ministrava em seu coração, se colocava a estar conectado com o que Deus o estaria direcionando. Não percebemos isso, mas Deus ama que venhamos escolher viver a solitude com Ele, porque é nesse lugar que somos reorganizados, estabelecidos Nele como nosso fundamento. Temos o privilégio de ouvir Dele os segredos do seu coração e ser parte dos seus planos. É nesse lugar que Ele afirma coisas sobre nós que ninguém mais é capaz de fazer. É nesse lugar que somos totalmente preenchidos e transformados por sua Presença e por sua Palavra. Então, o que precisamos aprender é que, precisamos sim das outras pessoas, mas não podemos ter dependência emocional nelas, e muito menos nas coisas, ou no que elas podem nos oferecer ou não.

Hoje vivo uma etapa do meu caminhar com o Senhor, onde permaneço a maior parte do tempo "sozinha", existe um propósito para essa fase, e não há nada de errado comigo em viver isso, muito pelo contrário, a cada dia tenho me sentido ainda mais realizada Nele. Tem sido um tempo que tenho aprendido ainda mais sobre a dependência apenas Nele, e como tem sido precioso, e como esse tempo me faz valorizar ainda mais as conexões que Ele tem colocado em meu caminho. Onde não me movo para me conectar com alguém pelo o que essa pessoa pode oferecer, mas porque Deus quis essa conexão, porque existe um propósito maior que a nossa própria compreensão sendo estabelecido, e com toda certeza há aprendizados e descobertas para se viver no meio disso tudo.

E, era assim que Jesus se movia. Ele não se relacionava com as pessoas para que elas suprissem as suas necessidades. Jesus já era suprido! Já era inteiro" Portanto por onde Ele ia, Ele transbordava. Por isso Ele atraia multidões sem o menor esforço, porque em seus momentos de solitude Deus o fazia inteiro Nele, e portanto, por se relacionar com a fonte que nunca para de jorrar, Jesus sempre tinha para dar.

Caro leitor,

O Senhor te convida hoje a tempos de solitude com ele diariamente, Ele te convida a você se voltar para Ele em toda as situações da sua vida, onde Ele seja o seu tudo, e quando você caminhar e por onde quer que Ele te conduzir, assim como Jesus, você sempre terá algo para dar. Você vai parar de sentar nas mesas esperando um favor, e vai começar a sentar-se nas mesas para liberar favor, liberar Aquele que te preencheu por inteiro e com toda certeza deseja preencher / alimentar outros tenham fome Dele, porque só Ele é. Só Ele pode nos saciar. "Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:14

Que Deus continue abençoando vocês!

Allana Marques

Quer conhecer mais da Família IDE? Visite-nos! Queremos conhecer você😉

Clique aqui, conheça nosso canal no Youtube e seja alimentado pela Palavra de Deus!

Quer ficar por dentro de todas as notícias que estão acontecendo na Família IDE? Acesse aqui.