NÃO RECLAME!

Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: "Subam pelo Neguebe e prossigam até a região montanhosa. Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas; se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos! Tragam alguns frutos da terra". Era época do início da colheita das uvas. Números 13:17-20

O contexto dos versículos descritos acima, relata quando Moisés enviou 12 espias para observarem a terra de Canaã onde deveriam trazer informações e frutos de lá. Existe uma ênfase clara quando Moisés fez a ordenança: SEJAM CORAJOSOS! Enquanto ele repassava as instruções para esta jornada ele deixava claro que todas os detalhes deveriam ser observados para obter êxito. Ao final de 40 dias esses mesmos espias retornaram da jornada, e então Moisés estava aguardando o relatório que obtiveram para que enfim pudessem tomar a terra.

Nos versículos 27 ao 29 desse mesmo capítulo, o relatório que expuseram foi que apesar de conseguirem frutos, eles encontraram um povo muito poderoso, gigantes, com cidades fortificadas e muito grandes, que todo o tipo de inimigo já estavam lá, e, que aquele povo era muito mais forte que o povo de Israel. Com isso, a multidão que ouvia acabou concluindo que, maiores eram os motivos para desistirem de tomar a terra do que prosseguir e conquistar. Diferente dos 10 espias, Josué e Calebe deram um relatório completamente diferente. A postura dos dois era de dizer que todos deveriam subir e tomar posse da terra porque era certo que venceriam, onde declararam que a terra que percorreram era excelente, onde confiantemente sabiam que se o Senhor os faria vencer.

Claramente quando recebemos direções de Deus para concluirmos as etapas pelas quais precisamos passar, existe em nós naturalmente uma maior facilidade em murmurar mediante os obstáculos que aparecem, do que propriamente agradecermos e avançarmos. Porém, sabemos que não podemos avançar confiando em nossa força ou em nosso entendimento, mas devemos avançar como quem confia em quem está conosco. É fato que vamos nos cansar durante a caminhada, que o caminho não será um mar de rosas, que encontraremos barreiras no percurso. Afinal, o Senhor nunca prometeu facilidades, o que Ele sempre nos diz é como Moisés disse aos espias: Sejam corajosos! Pois Ele nunca nos deixará sozinhos.

Em 2 Coríntios 4:16-18 diz:

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados a cada dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. E foi exatamente por isso que apenas Josué e Calebe (e todos os menores de 20 anos) o Senhor fez entrar e tomar posse da terra prometida. Focar no que Deus está dizendo mesmo que pareça não fazer sentido, é o que vai contar. É esse espírito de entrega e obediência através do relacionamento com Ele que resultará na confiança que irá nos sustentar até o fim.

Caro leitor,

As circunstâncias não irão favorecer para você não reclamar, se dependermos delas, será muito mais fácil e lógico murmurar do que obedecer. Assim como Jesus foi fiel, obediente e grato em todo o cumprimento do propósito, que sejamos também mediante a carreira que nos foi proposta. Vencer é resultado de obedecer! Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:1-2

Que Deus continue abençoando vocês!

Allana Marques

Quer conhecer mais da Família IDE? Visite-nos! Queremos conhecer você😉

Clique aqui, conheça nosso canal no Youtube e seja alimentado pela Palavra de Deus!

Quer ficar por dentro de todas as notícias que estão acontecendo na Família IDE? Acesse aqui.

1 visualização0 comentário