NO CAMINHO DA PERSEVERANÇA

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança. A perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Romanos 5:3-5

Quantos de nós em diversas fases da vida, nos encontramos em períodos onde tudo aparece para resolvermos e nos vemos em um estado de desânimo como quem acredita que não iremos dar conta de ir adiante, e, muito menos de fazer a gestão de todas as coisas. E é bem nessa hora que o Senhor nos encoraja em sua Palavra, Ele diz: "Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno". 2 Coríntios 4:16-18

Fico encantada quando leio essas verdades contidas nas santas escrituras, o Senhor nos deixa segredos extremamente valiosos contidos dentro cada versículo. Ele nos mostra que o que é pesado é a glória que está sendo produzida para nós durante essa caminhada, ou seja, algo muito maior que a gente, muito maior que a nossa compreensão, capaz de nos sustentar e nos fazer viver muito além do que podemos imaginar. Onde os sofrimentos que passamos, além de serem temporários, são leves. Por que aqueles que vivem com as suas vidas tendo a Presença de Deus e sua Palavra como base, não serão conduzidos a nenhum lugar onde a graça Dele não vai nos alcançar, porque Ele mesmo nos ensina em sua Palavra que precisamos aprender Dele que é manso e humilde de coração porque que o seu fardo é leve e o seu jugo é suave. (Mateus 11:28-30)

Então porque nos encontramos muitas vezes desanimados ao longo do percurso?

Primeiro que não vamos chegar na vida sabendo sobre todas as coisas. Segundo que, Ele nos ensina que precisamos nos atentar onde está a nossa confiança. Por que assim como Pedro, quando estava andando sobre as águas e desviou um pouco o seu olhar de Jesus, prestando mais atenção nas ondas e no vento forte daquela tempestade e acabou afundando, assim somos nós em meios as tempestades da vida. Diversas vezes tiramos o nosso olhar de quem não deveríamos e colocamos muitas vezes em nós mesmos, como se a nossa capacidade fosse o suficiente para atravessarmos e chegarmos do outro lado.

Mas assim como Pedro teve as mãos estendidas de Jesus para trazê-lo a tona novamente e não afundar, assim também o Senhor sempre estará pronto a nos resgatar, mesmo em nossa dificuldade de mantermos os nossos olhos fixos em Nele. Existe graça e favor dos céus em meios a todos os processos. Porque assim como vimos em Mateus 4 onde diz que "O Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto...", assim acontece conosco. Ele não nos dá processos apenas, mas passa conosco em todos eles. O que precisamos nos atentar, é se de fato estamos sendo conduzidos, ou se fomos para esses processos sozinhos. Se você sabe quem está te conduzindo, então não tema a caminhada, porque Ele é contigo. Ele ainda é o 4° homem na fornalha!

Caro leitor,

Existem coisas valiosas sendo produzidas em nós enquanto Ele nos faz passar por esses processos. Portamos precisamos glorificar e nos alegrar Nele em todas as situações, porque nas tribulações estamos tendo a nossa perseverança reforçada, que produzirá em nós um caráter aprovado, e esse caráter aprovado produzirá esperança. Uma esperança que não decepciona porque Deus derramou o seu amor em nossos corações e com Ele venceremos porque estaremos com nossa confiança Nele que nunca perdeu uma batalha. Portanto, que Ele seja o nosso contentamento! "Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade, e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece". Filipenses 4:11-13

Que Deus continue abençoando vocês!

Allana Marques

Quer conhecer mais da Família IDE? Visite-nos! Queremos conhecer você😉

Clique aqui, conheça nosso canal no Youtube e seja alimentado pela Palavra de Deus!

Quer ficar por dentro de todas as notícias que estão acontecendo na Família IDE? Acesse aqui.